Faz alguns anos que os ralis foram “invadidos” por simpáticas criaturas. Elas não são grandes como um automóvel e nem tão pequenas quanto uma motocicleta. São os chamados UTVs.
A sigla “UTV” vem de “Utility Task Vehicle”, algo como “veículo utilitário multitarefas, traduzindo para o português.
Traduzindo em miúdos, o UTV é uma espécie de meio termo entre um carro e um quadriclo. Isso porque base e motorização são parecidas com as de um quadriciclo, aqueles veículos com jeitão de moto feitos para trabalho no campo e lazer em trilhas.
Entretanto, o UTV conta com uma “gaiola”, uma estrutura tubular que fica em volta da carroceria para proteger os passageiros em capotagens e acidentes. Essa característica, aliás, permite que dois passageiros (piloto e navegador, no caso de ralis) se acomodem no veículo.
Assim como os quadriciclos, os UTVs não podem ser emplacados e, portanto, não estão autorizados a circular em vias públicas.
CUSTOS MAIS EM CONTA
Maverick X3 RR é a escolha de muitos pilotos de competição Imagem: Divulgação
A confiabilidade mecânica e o preço estão entre os principais atrativos de quem utiliza um UTV para competir.
No caso da Can-Am, uma das maiores fabricantes de quadriciclos e UTVs do mundo, o modelo de competição mais acessível parte de R$ 94.990.
O Maverick X3 Turbo já vem “preparado de fábrica” para encarar trilhas e obstáculos complexos com facilidade. Seu motor turbo de 120 cv precisa movimentar apenas 672 kg, o que resulta em uma relação peso/potência de impressionantes 5,6 kg/cv.
A altura livre do solo é de 35,6 cm e o conjunto de suspensão e amortecedores é feito para suportar impactos. Pneus e rodas também são especiais para performance..
ADAPTADO AOS RALIS
X3 RR é o UTV mais apto a ralis Imagem: Divulgação
O modelo mais sofisticado da Can-Am é o Maverick X3 X RS Turbo RR. Por R$ 129.990, ele tem 195 cv e sistema com quatro modos de tração: dianteira e três modos de 4×4.
Assim como no X3 Turbo, os amortecedores são fabricados pela Fox, uma das marcas mais renomadas do setor. O sistema de freios tem discos ventilados nas quatro rodas.
O desempenho do UTV nos ralis, aliado ao custo mais acessível em comparação a um automóvel, vêm atraindo muitos pilotos e navegadores antes acostumados com os carros..
Leandro Torres e Lourival Roudan conseguiram feito histórico com UTV Imagem: Marcelo Melo/Photosdakar.com
O Brasil é bicampeão da categoria no rali Dacar. Em 2017, Leandro Torres e Lourival Roudan conseguiram um feito histórico ao vencerem a prova no ano de estreia dos UTVs. Foi o primeiro título conquistado por brasileiros no rali mais famoso e difícil do mundo.
No ano seguinte, foi a vez dos experientes Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin repetirem a dose na classificação geral.
No Rally dos Sertões, a participação dos UTVs é cada vez maior. Nomes como Helena Deyama, bicampeã de Rally Cross Country, estão entre os que vão se aventurar na edição deste ano.
VERSÕES ‘NORMAIS’
Defender é um UTV voltado para o trabalho pesado Imagem: Divulgação
Os UTVs também possuem modelos mais “mansos” para uso recreativo em trilhas e até trabalho no campo.
A linha Defender, também da Can-Am, começa em R$ 75.990. Possui um motor de 50 cv e pode rebocar até 1.134 kg. A capacidade de carga útil é de 680 kg, quase o mesmo de uma Volkswagen Saveiro Robust.
Além das dimensões, as diferenças para uma picape leve convencional estão na suspensão reforçada para enfrentar qualquer tipo de terreno, inclusive com tração 4×4 e diferencial dianteiro autoblocante – itens indisponíveis nos veículos comerciais.
Vitor Matsubara
Do UOL, em São Paulo (SP)
26/09/2020 04h00
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