25 junho 2018
Diferente de outros carros de Rally, o regulamento das categorias onde competem os UTVs, no Brasil, não impõe qualquer restrição quanto ao curso total da suspensão.
Um bom exemplo disso é o regulamento do Campeonato Brasileiro de Rally Baja 2018.
No Artigo 9, que trata das “Classes e Categorias”, está descrito para a “Categoria UTVs” (item 9.8):
“Categoria UTV Aspirado: Braços de suspensão dianteiros e traseiros livres respeitando o limite máximo de largura; amortecedores livres; pontos de fixação de motor e suspensão livres.
Categoria UTV Turbo: Braços de suspensão dianteiros e traseiros originais permitindo reforço estrutural dos mesmos; amortecedores e molas originais do modelo, com livre preparação interna.”
O UTV é equipado com amortecedores que possuem regulagem de compressão. Isso permite o amolecimento ou endurecimento, de acordo com o tipo de uso que o piloto fará com ele, como Rally (regularidade/velocidade) ou trilha, por exemplo.
As suspensões, de longo curso, são independentes. Além disso, é possível variar a altura do UTV em relação ao terreno.
Dessa forma, é possível explorar ao máximo o trabalho interno de genética dos amortecedores. Com mais de 500 milímetros de curso, é possível desenvolver estágios diferenciados durante toda a sua extensão.
Isto é muito importante para que se tenha o máximo em tração e conforto, sem que se perca a eficiência em saltos e grandes desníveis, sem falar na resistência de todos os componentes de tração, que sofrem muito em um carro de Rally.