No último mês de abril, a Minas Adventure Tour organizou a Expedição Cidades Históricas. Os amantes do off-road se encontraram nos dias 20, 21 e 22. O roteiro criado teve, como objetivo, conhecer melhor as trilhas, os caminhos da Estrada Real e as cidades que a integram.
As principais localidades de passagem foram as cidades de Ouro Preto, Congonhas, Glaura, São Bartolomeu, São Gonçalo do Bação, Entre Rios de Minas, Carandaí e a bela região de Tiradentes, todas em Minas Gerais.
No dia 20, foram percorridos 122 km do trecho entre Belo Horizonte e Ouro Preto. A parada para o almoço foi em Glaura, no restaurante Real. A trilha mais bonita desse percurso foi a da Andorinha, com muitas erosões e pedras pelo caminho, que desafiaram os participantes.
No dia seguinte (21 de abril), o percurso mudou totalmente. Foram diversas trilhas na região que compreende Ouro Preto, a bucólica Lavras Novas, Chapada, Conselheiro Lafaiete e Carandaí.
Com um total de 134 km, os destaque marcantes do dia foram a beleza da paisagem de Lavras Novas, a trilha da Broa e as trilhas que ligam Lafaiete a Carandaí. O almoço foi na localidade de Santa Rita de Ouro Preto.
No terceiro e último dia, 22 de abril, a Expedição percorreu 166 km. O almoço foi na cidade de Entre Rios de Minas. O visual e a decida da serra do Camapuã marcaram os participantes, sendo os destaques do trecho. As trilhas continuaram até bem próximo de Moeda.
A chegada ocorreu no condomínio Alphallville, em Nova Lima, com um pôr do sol na serra de tirar o fôlego!
A Minas Adventure Tour envolveu, nessa expedição, 6 pessoas na parte de organização. No total, foram quatro veículos de apoio: duas motos, uma caminhonete 4×4 e um UTV Can-Am de 4 lugares.
Ao final dos três dias de Expedição, foi unânime a opinião dos participantes quanto à qualidade do passeio. Eles elogiaram a diversidade do terreno, os tipos de trilhas e as belíssimas paisagens da região percorrida. Foram 26 pessoas que se aventuraram em 13 máquinas.