O mais puro rally cross-country marcou a sexta-feira no 4º Rally Minas Brasil, etapa de abertura do Campeonato Brasileiro CBA e CBM, na região de Araxá (MG). Afinal, a expectativa de um percurso que testasse homens e máquinas e permitisse acelerar forte se confirmou na especial cronometrada de 185,2 quilômetros. Os competidores pouco aproveitaram da bela paisagem, que passou rápido, mas se divertiram com trechos de cascalho e outros mais lisos; a travessia de serras com curvas sinuosas e o trial – as partes pedregosas e de erosões que exigem um pouco mais de prudência. Neste sábado (12), após mais um dia de desafio, serão conhecidos os vencedores desta edição.
Não por acaso, os mais rápidos nas três categorias foram pilotos e navegadores experientes e acostumados a conquistas. Nas motos, o francês Adrien Metge (Yamaha), atual campeão brasileiro e do Sertões, superou outro estrangeiro: o argentino Martín Duplessis, que estreia na equipe Honda. E conquistou uma vantagem importante no caminho para confirmar a vitória geral.
“Fui o segundo a largar e encostei no piloto que saiu à minha frente, mas tive um pouco de dificuldade com a poeira para ultrapassá-lo. Além disso, cometi pequenos erros de navegação, que felizmente não pesaram no tempo. A prova exigiu bastante navegação. Eu estou satisfeito com meu ritmo depois de alguns meses sem correr, foi legal andar aqui, é uma região muito bonita”, resumiu Metge.
Integrante da ‘família da poeira’, Bruno Varela e o navegador Gustavo Bortolanza (Can-Am) saíram na frente entre os UTVs. A dupla superou por 1min24 Cristiano Batista e Robledo Nicoletti (Can-Am), que correm praticamente em casa – são de Patos de Minas. Reinaldo Varela, pai de Bruno, fechou o dia como o quarto mais rápido.
“A especial teve muita quebradeira no começo, bastante exigente e praticamente sem zonas de radar. Foi uma prova mais rápida numa região nova para nós. Agora é cuidar bem do equipamento para conseguir mais um bom resultado”, disse Bruno.
Nos carros, Denísio Casarini e Ivo Mayer levaram o Buggy Giaffone V8 à primeira posição, à frente de Rodrigo Aché e Luís Felipe Eckel (Ford Ranger V8 T1) e de Gunter Hinkelmann e Deco Muniz (Mitsubishi L200 Triton ER).
“Eu não andava de carro há dois anos, não deu tempo de ajustar tudo, então ao longo dos primeiros 50 quilômetros vim me soltando. Alguns competidores tiveram problemas e para nós deu tudo certo. Tinha muita pedra, serra, alguns trechos favoreciam o buggy, outros nem tanto, mas estamos com um ritmo de vitória”, comentou Deninho, bicampeão do Sertões nos UTVs.
Definição
Neste sábado (12) os competidores do Rally Minas Brasil encaram uma especial de 187 quilômetros totalmente diferente da primeira, passando por Tapira e Sacramento. A promessa é de mais um percurso com diferentes condições de piso; subidas e descidas, partes sinuosas; rápidas e mais trial. Ao todo, 78 veículos iniciaram a prova.
4º Rally Minas Brasil
Primeiro dia
Especial: 185,2 quilômetros / deslocamento: 22,75 quilômetros
Classificação
Motos
1º Adrien Metge (FRA/Yamaha) 2h20min49
2º Martín Duplessis (ARG/Honda) 2h23min28
3º Bissinho Zavatti (Honda) 2h25min09
4º Gabriel Bruning (Yamaha) 2h25min12
5º Túlio Malta (Yamaha) 2h26min18
UTV
1º Bruno Varela / Gustavo Bortolanza (Can-Am) 2h13min50
2º Cristiano Batista / Robledo Nicoletti (Can-Am) 2h15min14
3º Otávio Leite / Wladimir Grunenberg (Can-Am) 2h16min28
4º Reinaldo Varela / Arthur Carneiro (Can-Am) 2h16min54
5º Adriano Benvenutti / Henry Ritter (Can-Am) 2h17min22
Carros
1º Denísio Casarini / Ivo Mayer (Buggy Giaffone) 2h17min06
2º Rodrigo Aché / Luís Felipe Eckel (Ford Ranger T1) 2h22min54
3º Gunter Hinkelmann / Deco Muniz (Mitsubishi L200 Triton V8) 2h31min49
4º Alessandro Tozoni / Cristina Xavier (Mitsubishi L200 Triton) 2h34min06
5º Paulo Góes / Jefferson Teixeira (Mitsubishi L200 Triton) 2h35min16
FONTE